O que é Amnésia?
Uma ligeira perda de memória é uma parte normal do envelhecimento. Mas uma perda significativa de memórias existentes ou a incapacidade para formar novas memórias, pode indicar a presença de amnésia.
Quais são os sintomas?
- Confusão ou desorientação
- Incapacidade de reconhecer rostos
- Dificuldade para se lembrar de coisas novas
- Incapacidade de reconhecer lugares
- As falsas memórias – estes podem ser completamente inventadas ou feitas de memórias reais deslocadas no tempo
- Movimentos descoordenados, às vezes, tremores (problemas neurológicos)
- Dificuldade para lembrar coisas do passado
- Problemas com a memória de curto prazo
- A perda parcial de memória
- Perda total de memória
Existem basicamente três tipos de amnésia orgânica, são eles:
Amnésia anterógrada ocorre o contrário, ou seja, o paciente não lembra das coisas ocorridas depois do trauma, mas se lembra claramente das coisas feitas ou aprendidas antes.
Amnésia retrógrada muitas vezes considerado como o oposto da amnésia anterógrada. O paciente não se lembra de eventos que ocorreram antes do trauma, mas se lembra de coisas que aconteceram depois.
Amnésia global transitória uma perda temporária de toda a memória. O paciente com amnésia global transitória também acha muito difícil de formar novas memórias – neste caso tem amnésia anterógrada grave. Um paciente com amnésia global transitória, geralmente, tem uma doença vascular (um problema com os vasos sanguíneos).
Quais são as causas mais frequentes para a ocorrência de amnésia?
- Trauma: é uma causa importante de amnésia, tanto anterógrada, como retrógada. Ocorre por lesão direta em uma região chamada de lobos temporais.
- Tóxicas: entre as quais, ocupando cada vez mais espaço, estão o alcoolismo e o uso de drogas psicoativas.
- Psicológica: após um stress intenso o paciente pode esquecer de parte de suas memórias ou mesmo todas elas. O quadro geralmente é transitório.
- Doenças degenerativas: como por exemplo a doença de Alzheimer. O paciente lembra do passado mas tem dificuldade em fixar novas memórias.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito através da investigação do histórico de traumas, doenças, remédios consumidos e, de forma geral, a avaliação do estado de saúde do paciente. Também são feitos exames laboratoriais, de função e de imagem, exames psiquiátricos e testes psicológicos que ajudem a determinar a extensão da amnésia e qual a parte da memória está comprometida.
Terapeuta ocupacional irá ajudar a adquirir novas informações a fim de substituir memórias perdidas ou ajudar a usar memórias existentes como base para a aquisição de novas informações.
O tratamento depende da causa de base da amnésia, sendo individualizado. Independente da causa, tratamentos que incluam reabilitação cognitiva são úteis para a pessoa aprender estratégias que auxiliem a lidar com os distúrbios de memória.
Sua memória depende do quanto você aceita e compreende a lei do retorno.
Seja mais alegre e divirta-se mais com as pequenas situações que o rodeiam.
Ótimo conteúdo
Olá Vagno, agradecemos a mensagem. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.